terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Um sonho americano mais verde. Será?

Barack Obama durante o discurso de posse em WASHINGTON


Não há duvidas de que o dia 20 de janeiro de 2009 ficará marcado para sempre na memória, não apenas dos americanos, mas também de todos os cidadãos do planeta. A data histórica que marca a posse do primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, foi uma das maiores comemorações já vista, que contou com a presença de mais de 2 milhões de pessoas em frente ao Capitólio, em Washington.

O 44° presidente americano, Barack Hussein Obama, é a mais nova forma de renovação do sonho americano, nele estão depositadas todas as esperanças de uma nação sucateada pelo antigo governo George W. Bush.

A partir de hoje, o mais novo presidente da maior potência econômica e militar do mundo, começará a colocar a “mão na massa”, na tentativa de restabelecer a confiança do povo americano, assim como de todas as outras nações ao redor do globo.

Entre todos os desafios que se encontram no caminho de Obama (a catástrofe Wall Street que deixou a economia mundial em escombros, as guerras do Iraque e do Afeganistão, o conflito em Gaza, enfim, um lista bastante extensa na minha opinião), o que mais tem me preocupado é a questão ambiental.

Não é novidade para ninguém que o governo Bush não deu lá muita atenção para os problemas ambientais que preocupam a sociedade contemporânea. Os EUA têm sido omissos, e são o único grande país industrializado que não se comprometeu com as metas de redução de emissões do Protocolo de Kyoto, e além disso não mostram muita receptividade para um novo tratado que substituirá o de Kyoto em 2012.

O que nos resta é esperar para ver quais serão as atitudes de Barack Obama em relação ao assunto daqui para frente. Esperamos que o que se tornou o slogan de seu mandato, seja agora o que impulsionará verdadeiras mudanças na postura do país, afinal, ‘Yes, we can’.

Sim, nós podemos e queremos viver em um lugar com muito mais qualidade de vida e equílibrio. Que Barack Obama renove o sonho americano, e que esse sonho seja mais sustentável, mais verde!


Agora é com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário